Home » Sem categoria » Cartum da confusão + TEXTO
O uso das tiras deste blog depende da autorização do autor, mediante acordo entre as partes. A violação dos direitos autorais e/ou o uso indevido do conteúdo do Meus Nervos são sujeitos às penalidades previstas por lei.

Contato: solonmaia@gmail.com

 
Home Share this by email. Share on Facebook!  Tweet this! 

Cartum da confusão + TEXTO

Modifiquei este cartum e o título do post devido a uma enorme confusão com odontólogos de todo o Brasil… O fiz atendendo ao respeitoso pedido do Dr. André Luiz Boaventura Borges, presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO), que gentilmente me procurou para conversarmos a respeito do ocorrido.

Minha intenção com o cartum original foi fazer uma crítica a todos os maus profissionais de todas as áreas, que invadem a medicina utilizando brechas nas leis, muitas vezes sendo amparados por resoluções questionáveis de seus conselhos e sociedades. Desenhei um personagem com uma seringa apenas, sem estigmas, trejeitos, instrumental ou qualquer outra característica que identificasse sua profissão ou o procedimento que estava prestes a realizar. Poderia ser aplicação de algum preenchimento facial, poderia ser aplicação de toxina botulínica, anestesia para pequenas cirurgias da face e diversos outros. A intenção era um cartum genérico, em aberto, que pudesse servir como carapuça para todos aqueles se atrevem a brincar com o exercício da medicina.

Tudo correu muito bem, até que semanas depois da sua publicação, alguém se revoltou e iniciou um baita efeito manada virtual. De repente, odontologistas surgiram de todos os lados me acusando de desrespeitar sua profissão, dizendo que estava falando da Odontologia e da aplicação de “Botox.” Aproveitando a confusão, pegaram antigas publicações minhas falando sobre bichectomia estética e juntaram para colocar mais lenha na fogueira…

Muitos cirurgiões dentistas me xingaram, ameaçaram e passaram a me insultar com palavras de baixíssimo calão. Nunca recebi críticas de tão baixo nível em toda a minha vida. Fora isso, começaram a denunciar minha página e a organizar medidas legais junto ao CFM, CFO, CRMs, MP e tudo mais. A coisa tomou enormes proporções. Expliquei diversas vezes que eu não tenho nada contra a profissão deles, que o cartum era genérico, mas não adiantou… Sendo assim, atendendo ao pedido do CROGO, aceitei a sugestão de mudar a arte e me retratar para pelo menos amenizar essa situação.

Deixo claro aqui que não tenho nada contra os profissionais da odontologia, e que não quis em momento algum diminuí-los, insultá-los ou desrespeitá-los de qualquer forma que fosse. Sou um artista, um crítico acima de tudo. O que procuro com meu trabalho é levantar debates, discussões, polêmicas e troca de informações e experiências na medicina e na área de saúde. Toda esse repercussão em cima desse cartum poderia ter sido imensamente produtiva, mas o efeito não foi de todo o que eu esperava.

Vivemos num mundo no qual um cartum, uma tirinha, um simples desenho de um “cocô” pode causar enorme furor. Muitos não estão preparados para serem contrariados, criticados, ou instigados a refletir e debater.

Enfim, que fique claro meu apreço pelos odontólogos e todos os profissionais de saúde. Que fique claro que a minha briga é com os desonestos, charlatães e afins. Modifiquei o cartum porque nunca foi a minha intenção detonar toda uma classe de profissionais, e porque não vejo sentido em levar adiante uma briga que entrei sem a devida intenção.

Atenciosamente,

Solon Maia

cartum da confusao

Comments Closed

4 Comentários. Entre na conversa também!

  1. Comentado por de Jonk:

    Muito mimimi à toa. Carapuça serviu bem. Povo atualmente não consegue entender nada mais! Todo mundo vira pitbull na internet…

  2. Comentado por Graciele Sousa:

    Parabéns Solon, os teus desenhos são ótimos!
    Gosto de todos e não duvido da sua capacidade como um bom cartunista
    E nem como Médico.
    Fã do ” Meus nervos!”

  3. Comentado por Carlos Roberto Assis Gonçalves:

    O CFO permite sim o uso da Toxina botulínica.

  4. Comentado por Luciano:

    Bonito ver a que se prestam alguns médicos!
    Denegrir a profissão e o profissional da odontologia. Talvez este cardiologistazinho que fez este comentário depreciativo deve apoiar a máfia dos Stent, a máfia das próteses e órteses, das mutilações nas cirurgias plásticas, nos esquemas dos plantões (um trabalha dois dormem), da prescrição direcionada, etc.

    Todos os médicos com quem trabalho, os que atendo e àqueles que mantenho estreito relacionamento de trabalho apenas agradeço pelo respeito….

    A vocês (destes comentários inúteis)
    Meu desprezo pois se prestarem a este desserviço