Febre ameaçadora


,

27 respostas para “Febre ameaçadora”

  1. Plantão de Urgência pediátrica virou campo de concentração para as crianças.
    Motivos :
    1) Mulheres/homens sem preparo emocional algum para ser mãe/pai.
    2) A visão que parte da população tem dos filhos. Acham que filhos são bonecos que não podem quebrar (adoecer) e pensam que o pediatra em plantão de EMERGÊNCIA é um técnico num serviço de assistência técnica que entregará o pimpolho sem defeito (cura imediata em 10-15 minutos de consulta).
    3) Pais que não dão atenção devida a saúde do filho, nem um pediatra assistente têm e ,para amortizarem o peso na consciência, despejam o filho em qualquer urgência por qualquer coisa.
    4) Falta de bom senso. O filho pega resfriado 4-5 vezes ao ano. O resfriado dura em média uma semana e os genitores não “percebem” isso.
    5) Crença de que exame complementar é tudo e prevê até o futuro.
    6)Falta de compreensão do real sentido do plantão médico.

    Resultados:

    1)É comum, em serviços de EMERGÊNCIA pediátrica ver mães desesperadas e dando piti enquanto o filho come a coriza e brinca tranquilamente com outras crianças.EM PLENA EMERGÊNCIA!!!! Pasmem!!!
    2) Genitores que levam os filhos 5 dias consecutivos à serviços de urgência diferentes porque o do dia anterior não “consertou” o filho com resfriado.
    3) Isso é comum. Chega a mulher na EMERGENCIA dizendo-se desesperada porque o filho não “quer comer” enquanto o moleque papa um pacote de “Fandangos”. Quando tenho tempo, pergunto que é o pediatra do guri. “Não tem” é a resposta. Ou seja,erro alimentar crasso.
    4) Esse caso, se deve também a falta de pediatra assistente. Pais totalmente desorientados, que seguem vizinho e etc e ainda vem dar piti quando dá merda.
    Se o guri não está em risco, dou alta e mando voltarem para reavaliação com vizinho.
    5) Essa do exame é a mais foda. Tortura total pros moleques. Qualquer febre e espirro as pitizentas querem hemogramas e RX. Algumas querem realizá-los ao primeiro pico febril. Muito pediatra inexperiente solicita e vicia as criaturas.
    Resultado : Uma infinidade de exames desnecessários. Desses 90% são normais. Expõem a criança a um sofrimento desnecessário e na ignorância deles(as) acham que por furarem o filho estão cuidando deles. Se tivessem um pediatra assistente bastava a criança ser vista no segundo e quinto dia da febre. Tudo estaria resolvido em 90% dos casos.
    6)Num plantão do corpo de bombeiros, os mesmos saem da base em casos de emergência, ou seja, incêndios, atropelamentos,acidentes graves e etc. Não é porque o bombeiro está de plantão que ele deve passar seu tempo fazendo outras atividades que não emergência sob a condição de ser taxado de vagabundo. O bombeiro de plantão não vai ficar na rua trocando pneu ou ajudando idosos a atravessarem a rua. Plantão médico é a mesma coisa. Significa o médico estar de prontidão para atender emergência : Uma convulsão, um afogamento, uma queimadura, um corte , uma dispneia grave, pico hipertensivo SINTOMATICO e etc. Mas, no Brasil, se o médico de plantão não estiver com a bunda numa cadeira atendendo casos ambulatoriais (resfriados, amigdalites, diarreias sem desidratação, tosse crônica e etc) é taxado de vagabundo como se fosse culpa dele a rede ambulatorial do Brasil ser medíocre. E o pior, criaram no povo a mentalidade de que é obrigação do médico de plantão atender esses casos que nada têm de emergência. Criaram no povo a mentalidade de que o médico de plantão tem obrigação de dar todo tipo de diagnóstico e ainda atender como se fosse um ambulatório (sorriso no rosto, explicando como preparar comidinha, diluir leite e etc). Não , porra!!! Médico de plantão só tem obrigação de ver quem é grave e quem não é e tratar só quem é grave. A mãe leva o pirralho com tosse crônica, sem febre, sem tiragem, sem dispneia e quer que o cara dê diagnóstico num serviço de emergência. A obrigação do médico aí é só descartar pneumonia. E só. Quando será que nosso povo vai entender isso ????

    • Perfeito o comentário de Ezequiel. Tô muito cansada de atender casos ambulatoriais em plantão. Já atendi uma mãe que entrou no consultório com 3 fichas: uma pra ela e as outras para mais dois filhos. Os 3 estavam tossindo há 2 dias. No último plantão, uma garota de 19 anos veio com queixa de dor que acontece de vez em quando, à noite, no nariz. Mas, a melhor de todas ainda, foi uma vez que me acordaram às 3h da manhã devido uma mãe que trouxe sua filha de 15 anos porque a mesma não queria falar. Eu respondi que aquela hora não era pra ninguém falar mesmo não, era pra dormir. Sempre chegam casos como mãos dormentes, lesão ocasionada por um corte há 3 semanas, PA de 150×100 (sentiu que estava alta)…enfim, eu tento orientar o significado de plantão, mas a resposta é sempre: você não acha que meu caso é uma urgência?

    • Quando? Acho que nunca. Nunca, porque o povo aqui não tem instrução, educação e nem consciência. Não tem instrução para entender como deveria funcionar o serviço de saúde, em todos os seus níveis; não tem educação suficiente para compreender a função do profissional da saúde; e não tem consciência de que a utilização incorreta do serviço prejudica todo mundo: o próprio paciente, os outros pacientes e os profissionais. A lógica para a maioria é: já que não tem médico no posto, o médico do PS deve me atender.Mas se falta médico no posto, de quem é a culpa? Eu nunca vi ninguém dando piti na casa do prefeito, dos vereadores ou do secretário de saúde. O piti é sempre no PS. Ah, mas na hora de votar, a cada 4 anos, usam a urna como penico, votam nos Tiriricas e acreditam nas promessas mais demagógicas e irreais – o resultado, é claro, é a permanência desse caos. quando atendo no PSF e vejo 20 fichas à minha frente, penso: isso aqui é um PS! E quando estou no plantão e atendo 60 pacientes ambulatoriais, penso : isso aqui é uma UBS??? Nada funciona como deveria, e enquanto não houver vontade e atividade política inteligente,nada mudará.

    • Ezequiel, nem sei o que dizer…. Como sempre, matou a pau. Você é sempre muito bem vindo aqui… Não pense que seus comentários passam em branco; você contribui pacas! Muito obrigado! Abraço!

    • Ezequiel, perfeita a sua explanação!
      Vou copiar pra postar no facebook, ok?
      Colocarei o crédito a vc, entre aspas, como deve ser!
      Simplesmente disse tudo !!!!
      abraço

  2. Bicho, faz tempo que não dou plantão assim, de generalista, mas a face do muleque da a impressão de que ele realmente ameaçou a mãe só p fazer bagunça! Abraço mano. Qquer hora temos q tomar um chopp

  3. Meu filho de 2 anos e 6 meses caiu e se ralou. Mas foi um machucado superficial. Já me ralei bem mais e ninguém nunca me levou no médico. Ele não tava querendo andar muito porque esticava o ferimento e doía. E ele é meio dramático. Minha sogra viu ele assim, sem andar e chorando… me ligou perguntando porque eu ainda não tinha levado ele ao médico.

    obs.: quando chegou na porta da escola ele “esqueceu” que tava “dodói”.

  4. No meu caso ja atendi as 4 da matina uma senhora de seus 50 e poucos anos levada pelo marido e filho pq acordou com um grito, o qual, segundo o conjuge, era que “estava caindo”. Com essa queixa resolveram levar ao PS para “ver o que era”…foda!

    • Como assim?!!! Minha Nossa!! Ai tem que contar ate 100. Que absurdo!! Falta de esclarecimento do povo!!

  5. Hoje veio um cara aqui cuja QP era: pressão subiu pois levou um susto.
    Detalhe, foi uma tentativa de assalto. Assim que os bandidos sairam da casa dele, a “vizinha” mediu a PA do cidadão e deu 160×90. Trouxeram o cara de um municipio há 45 km e chegando aqui tinha PA se 130×80. Saiu sem conduta…fazer oq!?
    Ah, a policia não foi acionada, pois (SIC) a “saude é mais importante”! Foda…muito foda.

  6. Não sou medica,mas Farmaceutica.e por aqui tbem aparecem casos bem agradaveis de pessoas que acham que nós temos a obrigaçao de saber qual a medicaçao que usam…ele não! dizem: aqueeele,comprimidinho branco,bem pequeno,que eu tomo todos os dia pra pressão.a caixinha vem com uma coisa escrita em vermelho… a criatura toma remedio sem saber o que é,e se compra errado,a culpa ainda é da farmacia!

  7. Amigo, a quaixa mais imbecil que já ouvi foi numa madruagada dessas da vida:
    – Dr, meu caso é sério… É que já faz três meses que não consigo sonhar…
    – Não consegue o quê? (Não acreditei q estava ouvindo aquilo)
    – Sonhar!! Durmo, mas não sonho com nada!
    – E a senhora quer que eu passe um remédio pra senhora sonhar???
    Levantei e deixei a tal falando sozinha…
    PQP!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *