Igualdade entre os profissionais de saúde!


Escravidao Medica 01

, ,

10 respostas para “Igualdade entre os profissionais de saúde!”

  1. Não sou da área médica, mas acompanho suas tirinhas e essa discussão sobre o ato médico. Adorei o desenho e o protesto, mas fico pensando, vai que o governo gosta da ideia. Hoje é a área médica que começa a trabalhar de graça, será que amanhã chamarão administradores e engenheiros competentes para as demais áreas de responsabilidade do governo, recém formados para trabalhar de graça também?

    • Não é de graça, todos eles vão receber pra trabalhar. Eu vi reportagens que falavam de algo em torno de 3~8 mil reais. O salário médio de um enfermeiro é de 3 mil. Já o de biomédico, que é o curso que eu faço, é de 2 mil…isso sim é uma miséria. Se esse papo do salário não for lorota, o que eles vão receber ta muito bom pra um recém formado.

      • Então o cidadão ganhar 2 mil durante 2 anos no sus é bom ? Eu acho que você não conhece o SUS.

      • Tá bom pra recém-formado que não abriu mão da juventude por um pouco de tranquilidade. Só sabe os sacrifícios de um curso integral quem fez um. São pelo menos 6 anos em que você não pode trabalhar. Na verdade, mal tem tempo pra cuidar da vida pessoal. O internato vai de 7 às 12 e 13 às 17. Ou seja, se quiser ir ao banco pagar suas contas, vai ter que abrir mão do almoço ou implorar para ser liberado por uma hora a mais. O indivíduo não consegue se alimentar adequadamente e definha ou vira um porco. Não descansa direito e envelhece 10 anos em 6. Tem que lidar com abuso de preceptor, residente, paciente, enfermeiro e todo o resto. Em suma, passa por inúmeros testes de paciência e resiliência, para, no final, ficar feliz com um salário medíocre em um emprego onde tudo fica nas suas costas, com a maior responsabilidade do mundo, que é a vida do ser humano. Tem que ser muito alienado para subestimar esta situação e querer que o sujeito viva de amor. É difícil para o profissional de saúde entender a magnitude do sacrifício que a gente faz pra se formar.

  2. Amigo,
    Sou biomédico formado e trabalho atualmente com pesquisa, também sou a favor do ato médico (a maioria das pessoas não leram direito o que diz o projeto) mas adoraria trabalhar esses dois anos ganhando 10 mil. Não sei se sabe, mas não existe o cargo/carreira de cientista aqui no país das bananas. As pessoas que como eu gostam de gerar conhecimento e trabalhar para o avanço científico do país depende de bolsas do governo, que são disputadas no dente, para trabalhar como um condenado e ganhar no máximo 3 mil (isso tendo já um doutorado) sem nenhum tipo de reconhecimento ou direitos trabalhistas.

  3. Olá Solon, ja postei anteriormente, faço psicologia e não via problemas com o ato médico. E acho essa decisão de dois anos obrigatórios uma sacanagem com o profissional médico.

    Abraços

  4. 1) Em primeiro lugar , poucos sabem o que é necessário para um PS funcionar. O prefeito pode pintar paredes, colocar ar condicionado em todo hospital, mas na hora do vamos ver um paciente morre porque faltou atropina. É aí que entra o médico “humano” (na visão do Estado) : enrolar a família do morte por falta de um medicamento básico.

    2) É fácil falar que paga 30 mil de boca, sendo o salário 1800 e o resto gratificação (ou seja, se você adoecer , um abraço), sem décimo, férias e etc. Sem contar que se recebe nos primeiros meses e depois tchau. Fora o fato de se sair com a mão na frente outra atrás quando muda o prefeito.

    3)Médico não vai ao interior porque não suporta a politicagem que os prefeitos fazem, especialmente em anos de eleição. Por isso não fazem concursos. Concursados não precisam se submeter aos caprichos dos mesmos.

    4) Na prática, medicina do SUS é o seguinte : Triagem de doente grave. A esses ainda se tenta fazer alguma coisa e o resto fica ao léu, seja porque PS não é lugar de tratamento ambulatorial, seja porque os ambulatórios não têm estrutura para conduzir o doente. Solicita-se um exame, o paciente morre e o exame não fica pronto. É isso que o governo quer, médicos, “humanos”, que sirvam de tapa buracos para ingerência estatal.

    • Análise perfeita! É isso que o governo quer mesmo! Um palhaço vestido de jaleco que não resolve merda nenhuma e fique lá, como um espantalho, fingindo que faz alguma coisa! Eles pensam que nós, médicos, somos o tipo de gente estúpida com quem estão acostumados a tratar! Como disse o presidente do CFM, “Vocês mexeram com as pessoas erradas!”. Nós vamos salgar o chão que vocês pisam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *