Anorexia


Eu sempre quis fazer essa tirinha…

, ,

19 respostas para “Anorexia”

  1. Olá, Solon, também sou médico (trabalho em dois lugares que não devem lhe trazer boas lembranças, pelo que vi em algumas tiras: SAMU 192 e Regulação de Leitos) e, como você, adotei uma segunda profissão: no meu caso, a fotografia. Dois contatos meus postaram links seus no Facebook, e depois de ver sua referência no blog do DiVasca, acabei lendo todo o blog… Muito bom! Esta tira de agora é a mais bem desenhada de todas, realmente, como disse o DiVasca, seu desenho está progredindo muito bem (apesar deu não ser desenhista, é algo notável)! Seu traço, apesar de se propor ao humor, é bastante dramático, e cada vez mais ele fica mais pesado e complexo. Além de que suas personagens geralmente tem feições mais fechadas, sofridas e cheias de detalhes, os cenários geralmente são sombrios, isto dá um tom particular às piadas que teriam um aspecto puramente cômico, leve e rápido, em outras mãos. Isso dá a suas tiras um teor mórbido, um humor negro sempre, mesmo quando a piada é mais leve… Não sei se é sempre essa a sua intenção, mas dá pra você usar menos peso, sombras e traços em tiras mais leves, e usar todo o seu drama em tiras como a de hoje, que merecia ter um original mais ambicioso que um pequeno A4, sem texto, para ser emoldurada e colocada numa parede.

    Essa tira de hoje também me lembra bastante xilogravuras de cordel, só que melhor trabalhada, obviamente. Espero que você faça como eu fiz com a fotografia e invista no seu talento, em breve ele transcenderá as tiras e você estará pintando telas belas como esta tira, caricaturas e painéis personalizados, acredite em mim… Continuará com seu estilo de viver a vida sem se saturar de plantões (como também pratico) e terá mais uma fonte de renda e satisfação. O reconhecimento nesse caso demora mais, mas chega. Parabéns, um abraço!

    P.S.: deixo aqui meu flickr pra quem tiver curiosidade: http://www.flickr.com/paulonunes

    • Paulo Nunes, meu querido!

      Tô muito feliz com seu comentário, e tentarei responder à altura…

      Quanto ao SAMU e Regulação, sempre existirão alguns desacordos, mas nada a ser levado tão a sério! Tenho grandes amigos no SAMU e na Regulação… As tirinhas são mais brincadeira mesmo!

      Quanto à evolução do meu traço, até eu me surpreendo, mas tô longe de me acomodar… Tenho muita dificuldade em fazer uma porrada de coisa! Vivo treinando padrões diferentes de hachuras, sobras, contornos e etc. É o tipo de evolução que não vai acabar nunca.

      Você captou 100% do que quero passar com minhas tiras e meu estilo; drama, sombrias, humor negro… É algo que eu tento fazer com que seja “legal e incômodo ao mesmo tempo”, se é que me entende. Eu sempre quis fugir do trivial, fazer algo diferente, e acho que tenho conseguido me sair bem nesse sentido.

      Quanto a uma tela maior a ser moldurada, infelizmente me falta o quesito “tempo”. Cada tira em A4 leva 4 a 5 horas… Você não sabe o quanto ralo pra conseguir manter 3 tiras por semana. Até parei de publicar todo dia pra priorizar a qualidade. Mas é um projeto, quem sabe, expandir… Talvez qndo o site se tornar realmente relevante (SE é que um dia vai! rs)

      Minha ideia é realmente essa… Conciliar medicina e arte na dose certa, levando uma vida boa e sem a velha bitolagem tão comum à nossa profissão. Já passei por maus bocados na vida e aprendi uma coisa; o tempo é curto demais!

      Novamente, muito obrigado pelo carinho e tempo gasto com o comentário. Realmente significou muito. Qndo tiver um tempo vou lá no seu flickr; tá guardado aqui nos favoritos.

      Apareça sempre por aqui! Abraçao!

  2. Disparado, sua melhor tira até agora em questão de traço. E uma das melhores em argumento.
    Parabéns!
    Se me permitir, gostaria de postar na minha página do Facebook, com o devido crédito e link, é claro.
    Abraços

    • Claro que pode, meu caro! …Obrigado pelo elogio ao meu trabalho, e mais; obrigado por respeitá-lo solicitando autorização para compartilha-lo. Sempre que quiser, fica a vontade. Abraço!

      • Aproveitando a permissão dada ao colega aí acima, gostaria de também compartilhar sua tira. Muito boa, aliás. Tentei retratar a anorexia com bastante dificuldade, e o seu desenho fez isso com muita competência.

        • Claro, meurmão! O conteúdo do site é todo livre, desde que não seja usado para fins comerciais, nem alterado, e nem impresso! 🙂 Fique a vontade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *